City Break
A cidade apresenta-se hoje como um organismo plural, o verdadeiro território da mobilidade. Inspirada na viagem e no encontro, a Casa do Conto, uma casa de charme com um programa cultural associado, promove o cruzamento de pessoas e ideias no palco de uma cidade.
Na Casa agora reconstruída, após 100 anos de história no Porto, a elegância da Casa do Conto é potenciada para receber pessoas num ambiente cultural de referência. Um projecto que só poderia ter lugar no mapa de uma cidade, território que impulsiona o confronto das personagens e o estímulo da criação. A Casa do Conto vem dar um novo significado a uma casa burguesa construída no séc. XIX na Rua da Boavista, uma das principais artérias da cidade do Porto.
Na porta do nº 703 da Rua da Boavista lê-se “Foi 513”, um azulejo pintado que invoca a sobreposição das várias narrativas da casa. A casa, classificada como Imóvel de Interesse Patrimonial vê, através deste projecto de reconstrução e reutilização, potenciado o seu valor arquitectónico e poético. O significado que estas estruturas podem assumir na nova cidade, como memória e dinâmica das pessoas que a habitam, mesmo que temporariamente, confere aos centros históricos a sua modernidade podendo impedir a sua desertificação.